terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ferramentas da web 2.0 a serviço da educação

Uso de slide show em sala de aula

A partir de ferramentas gratuitas oferecidas pela web 2.0, é possível o compartilhamento de imagens através da criação de slides shows com efeitos de sons, movimentos e inserção de molduras e textos que nos levam a reflexões interessantes sobre um determinado assunto em estudo. Após a elaboração de um projeto de imagens, o aplicativo gera e disponibiliza um código de registro do slide show que poderá ser transferido e baixado através da web em ambientes virtuais para que o professor possa dar um significado mais efetivo àquilo que deseja transferir como conhecimento significativo para o crescimento dos seus alunos.
Além de tornar as aulas mais atrativas, dinâmicas, criativas e interativas, esta ferramenta também possibilita a integração de várias mídias (câmara digital, música, computador e internet) para auxiliar nos processos formativos, quer seja na área do conhecimento científico ou tecnológico.
É importante ressaltar que para o professor avançar neste sentido se faz necessário um investimento nas políticas públicas além do interesse e envolvimento dos professores nos seus processos formativos.

Correio eletrônico integrando professor e aluno

O correio eletrônico é uma das criações mais importantes para a comunicação entre as pessoas. É uma ferramenta rápida, versátil e sem complicações tecnológicas.
Através da troca de e-mails com alunos envolvidos em um projeto de aprendizagem oferecido gratuitamente pelo Portal Educarede, a ferramenta ‘Oficina de Criação’ pude dar um novo significado ao meu fazer pedagógico. A interação através da comunicação eletrônica provocou uma aproximação de geração muito gratificante. As conversas virtuais ‘quebraram muitas barreiras’ dando vazão à confiança e favorecendo a minha convivência com os jovens em sala de aula. Naquele ambiente confiável, trocamos idéias, conhecimentos, conselhos e pedimos desculpas uns aos outros, numa cumplicidade inerente à ferramenta de correio eletrônico pessoal.
Como educadores precisamos está abertos para buscar caminhos que nos conduzam a melhoraria dos nossos processos educativos, éticos e morais nas nossas relações com as pessoas.

Nenhum comentário: